(Questão 01)
A África
Área total em km² = 30.272.922
População = 783.700.000
PIB per capita = US$ 693.00
População rural = 493.731.000 (63%)
População urbana = 289.964.000 (37%)
Taxa de Natalidade = 37%
Taxa de Mortalidade = 13%
Religiões = Muçulmanos (310,5 milhões - 39,6%)
Católicos romanos (117,2 milhões - 14,9%)
A África é um continente ao sul da Europa, abriga 53 países e é o terceiro maior em extensão territorial.
Sobre o início da história do continente, em torno de 3.300 AC começaram os registros da história da África com o florescimento da escrita na civilização faraônica do Egito Antigo. A civilização egípcia, uma da primeiras e mais duradouras da história, perdurou até 343 AC com diferentes graus de influência sobre outras áreas africanas ao longo do tempo. A influência egípcia se espalhou até onde é hoje a Líbia, norte de Creta, Palestina, e ao sul até o reino da Núbia.
O Egito também foi o primeiro país a se tornar independente da condição de colônia no sec. XX, pois depois da II Guerra Mundial dividiu-se a África entre os paises europeus que submeteu os africanos a um longo períiodo colonial / escravista.
Abriga diversas etnias, numa riqueza cultural impressionante, destas etnias, a maior parte é costituída por diferentes povos negros (teoria que implica manifestações de preconceito racial em outros continentes como América e Europa, por exemplo) mas há expressiva quantidade de brancos, que vivem principalmente na porção setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara - por isso mesmo denoninada África Branca. São principalmente árabes, egípcios e bérberes, aparecem ainda, embora em menor quantidade, judeus e descendentes de europeus.
Esta separação geográfica também refletiu-se numa separação racial. No Norte do continente habitam os árabes, os egípcios, os berberes e os tuaregues. No centro-sul, ao contrário, habitam mais de 800 etnias negras africanas. Atribui-se ao atraso da África meridional ao isolamento geográfico que a população negra encontrou-se através dos séculos.
Sobre o texto de Tiago de Souza, acredito que apesar da África ter sofrido com toda a discriminação e descaso diante de seu subdesenvolvimento claro por causa de seu contexto histórico de exploração, foi importante a realização da Copa deste ano em um país deste continete, pois chama a atençao para um lugar que tem muito mais a oferecer culturalmente do que pensávamos, e mais do que isso, tem um povo que se mostrou toda a sua força e garra para construir um lugar melhor para viver. Um povo que, como o Desmond Tutu disse, "que lutou não por um país SÓ negro, mas um país de todo seu povo".
(Questão 02)
"Perspectivas para a próxima Copa do Mundo no Brasil em 2014"
Curitiba será uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014, junto com Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. Como vivo numa das cidades - sede, tenho a perspectiva de que Curitiba melhorará estruturalmente para abrigar a demanda de torcedores de outas nacionalidades que virão assistir os jogos aqui.
Ainda acredito que culturamente iremos ganhar muito, por exemplo, uma pessoa poderá treinar sua fluência em inglês sem ter que ir para os E.U.A para isso, pois com a grande diversidade de nacionalidades dos torcedores, será fácil topar com alguem que fale fluentemente inglês na rua. =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário